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Blog Tênis na Rede

Aprenda a utilizar os pés durante o saque 9 de junho de 2009 4 Comments

Sabemos que atualmente o saque é o golpe mais importante do tênis, principalmente nos jogos disputados em quadras de piso rápido. Os estudos mais recentes investigaram com maior atenção este golpe, sob vários aspectos: velocidade do saque, lançamento da bola (”toss”), ponto ideal do contato raquete-bola, movimento de pronação do antebraço, tipos de raquetes/cordas mais eficientes para sacar, entre outros que também serão abordados posteriormente.

Porém, poucos desses estudos levaram em conta a importância dos pés durante a execução do saque. Mostrarei as técnicas de pés utilizadas, suas vantagens e desvantagens, e como vocês poderão adequar estas técnicas ao estilo de jogo, estatura e objetivos.

Técnicas de pés: “Foot-up” e “Foot-back”

Ao observarmos grandes sacadores, podemos identificar duas técnicas de pés utilizadas:

Foot-up: Técnica que consiste em conduzir o pé de trás (posterior) em direção ao pé da frente (anterior) durante a execução do saque, como mostram as figuras abaixo:

safin-1
safin-2

MARAT SAFIN: 208 km/h

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Tennis Elbow: 10 dicas para escolher sua raquete 12 Comments

O que é Tennis Elbow?
É uma inflamação dos tendões de alguns músculos responsáveis pela extensão do punho e dos dedos. Estes músculos se inserem em uma região do úmero (osso do braço) chamada Epicôndilo Lateral, por isso também é chamada de Epicondilite Lateral. Esta inflamação é muito freqüente em tenistas, então foi chamada pelos médicos de Tennis Elbow (cotovelo de tenista). Os músculos envolvidos na maioria dos casos de Tennis Elbow são:

  • Músculo extensor radial curto do carpo (punho)
  • Músculo extensor dos dedos

musculo
Figura 1 - Músculos responsáveis pela extensão do punho e dos dedosQuais são os Sintomas?
Além de dores localizadas no cotovelo, o tenista sente dores quando ocorrem os seguintes movimentos:

  • extensão do punho (Figura 2)
  • supinação do antebraço (Figura 3)
  • pronação do antebraço (Figura 3)
extensao
Figura 2 - Movimento de extensão do punho
antebraco
Figura 3 - Movimento de pronação e supinação do antebraço

O início da dor pode ser repentina ou gradual, podendo também propagar-se para o antebraço. O golpe mais doloroso do Tênis para quem sofre de Tennis Elbow, normalmente é o Backhand (esquerda). Em certos casos, a dor é tão intensa que o braço não pode ser usado para tarefas cotidianas simples como dirigir, pegar objetos, escovar os dentes, etc..

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As regiões da quadra de Tênis 1 Comment

A quadra de tênis, além de definir os limites do jogo, influencia as ações dos jogadores. Podemos analisar essas ações dividindo a quadra em quatro regiões, as quais são indicadores de opções técnicas e táticas, que devem ser tomadas adequadamente a fim de produzir o melhor golpe possível (Técnica) em determinada situação durante o jogo (Tática). Dentre as inúmeras opções táticas possíveis, serão citados alguns exemplos para cada região.

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Região 1 - Região de Defesa

  • Nesta região é muito difícil dominar um rally (troca de bolas do fundo de quadra);
  • O jogador deve bater a bola com bastante profundidade, de preferência passando alta sobre a rede, para neutralizar um possível ataque do adversário e ainda ganhar tempo para avançar à Região 2, ideal para o rally;
  • Quando seu adversário subir à rede ou tentar um winner (ponto vencedor), nunca fique na Região 1, pois você abrirá o ângulo para uma cruzada curta, além de ficar vulnerável a um drop shot (bola curta);
  • Se durante o rally você permanecer nesta região, seu adversário poderá subir à rede confortavelmente, pois devido à maior trajetória da bola (maior distância), ele terá mais tempo para chegar e se posicionar na Região 4;
  • Esta região exige um maior dispêndio de energia por parte do jogador para aprofundar a bola, o que pode ser comprometedor fisicamente ao final de um jogo de três sets.

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10 dicas ténicas para evitar o Tennis elbow No Comments

No artigo anterior sobre tennis elbow, foram apresentadas algumas dicas quanto à escolha do equipamento. Recebi muitos e-mails pedindo dicas técnicas para evitar ou melhorar este tipo de lesão tão incômoda para os amantes do tênis. Na verdade, existem dois fatores causadores de tennis-elbow mais relevantes que a escolha do equipamento: técnica e condicionamento físico.

Dentre os e-mails que recebi, percebi que a maioria dos que têm tennis-elbow voltaram a sentir dores após o tratamento médico e fisioterápico. Esta reincidência normalmente ocorre devido ao não tratamento da causa do problema, a qual está intimamente ligada à técnica (maneira com que o tenista golpeia a bola). Portanto, para resolver o problema definitivamente, não adianta apenas parar de jogar/treinar, tratar a lesão e voltar para a quadra com uma técnica incorreta. Se o tenista não melhorar a mecânica de seus golpes, o problema voltará, ocorrendo o seguinte ciclo:

Dor Médico –> Pausa –> Tratamento –> Jogo 
seta 

Sendo assim, este artigo tem como objetivo oferecer dicas técnicas que auxiliem os tenistas que sofrem de tennis-elbow, além de promover uma maneira de golpear a bola com maior potência e menor esforço físico, visando portanto a otimização.

Vale ressaltar a importância de procurar um médico, de preferência especializado em Medicina Esportiva, ao primeiro sintoma de dor. Este procedimento poderá evitar o agravamento da lesão.

Golpes de Fundo de Quadra (ground strokes)

1. Executar o contato raquete-bola à frente do corpo.
Esta é uma das dicas mais comuns entre os professores de tênis, mas vamos entender as vantagens:

- Facilita a transferência do peso do corpo sobre a bola. Isso diminui a sobrecarga, principalmente sobre o conjunto cotovelo/antebraço;
- Facilita uma ampla terminação (follow-through) do golpe, evitando as intensas contrações musculares causadas pelas desacelerações bruscas;
- Aumenta a liberdade para golpear a bola na cruzada sem a utilização exagerada do punho. Quando o contato é atrasado, a bola tende a sair na paralela.

forehand_hewitt
bakchand_calatrava
Forehand de Hewitt
Backhand de Calatrava

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Aumente a potência do seu saque 1 Comment

Qualquer tenista com um pouco de experiência sabe que o saque é o golpe mais importante do tênis. Mas quando vai para a quadra, mesmo concentrando-se, respirando profundamente… só consegue sacar uma bola lenta e ainda recebe um winner na paralela como devolução.

Se você quer aumentar a potência de seu saque, leia as dicas abaixo e pratique! Afinal, o saque é o único golpe do tênis em que você não vai precisar de um parceiro para praticá-lo.

APOIO
Um saque potente começa pela base: mantenha os pés em um afastamento ligeiramente maior que os ombros. Para os jogadores destros, o pé da frente deve estar direcionado ao poste direito da rede, ou seja, a 45°. O pé de trás deve posicionar-se paralelamente à linha de base.

figura-1

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Backhand (esquerda): uma ou duas mãos? 7 Comments

Grande parte dos e-mails que recebo é de leitores que procuram saber quais as vantagens e desvantagens em golpear o backhand (topspin/chapado) com uma e duas mãos. Poucos livros editados no Brasil tratam deste assunto tão importante e pouco discutido. Portanto, a seguir apresento um quadro que elaborei sobre as principais diferenças sobre estes 2 golpes:

Características Backhand

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Tennis Elbow: 10 dicas de condicionamento físico 1 Comment

Este artigo tem como objetivo completar a série sobre os três fatores causadores de “tennis elbow”: já vimos técnica e equipamento, vamos tratar agora do condicionamento físico.

O adequado para os músculos e tendões envolvidos neste tipo de lesão são exercícios de resistência muscular localizada (RML) e flexibilidade. Segundo os médicos Robert Nirschl e Barry Kraushaar, grandes especialistas no assunto, a fase mais importante da reabilitação são os exercícios de RML, que promovem a recuperação da lesão e evitam sua reincidência.

Portanto, a seguir demonstrarei sete exercícios de RML e três de flexibilidade:

1. Extensão do punho

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Foto 1 - Coloque o punho em algum apoio, posicionando o antebraço paralelo ao solo. Mantenha o punho em posição de flexão.
Foto 2 - Usando os músculos extensores do punho, mantendo a posição do cotovelo, levante o peso. Mantenha por 3 segundos e volte a posição inicial. Faça este exercício para o lado direito e esquerdo.
Este exercício também pode ser feito com elástico (fotos 3 e 4)

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Diferenças entre os saques SLICE e KICK No Comments

Muitos alunos me perguntam qual a diferença entre os saques slice e kick, este último também conhecido como topspin ou american twist. Antes de responder, logo aviso que um bom tenista deve dominar os dois saques, além do chapado ou flat. Desta forma, seu arsenal tático será mais amplo.

A diferença mais visível entre os saques slice e kick está na velocidade: o saque kick possui mais efeito, portanto é mais lento, devido à maior resistência com o ar. Com esta informação, já podemos inferir que o saque slice é mais eficiente em quadras rápidas.

Em quadras mais lentas, como saibro e har-thru por exemplo, onde o atrito entre bola e o solo é maior, o saque kick torna-se interessante, pois perde pouca altura após o contato com o solo, dificultando a resposta do adversário. Além disso, o saque kick passa mais alto sobre a rede, como mostra a figura abaixo:

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As setas brancas sobre as bolas correspondem ao sentido do giro da bola e as setas pretas correspondem à trajetória da raquete durante a execução do golpe.

Potência = velocidade máxima no ponto de contato 8 de junho de 2009 1 Comment

Após a preparação do golpe (backswing), podemos caracterizar três importantes fases para os golpes no tênis:

A.  Fase de aceleração da raquete
B.  Fase de contato com a bola
C.  Fase de desaceleração da raquete

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A fase de aceleração (A) parte de uma velocidade zero (V0), e por isso exige intensas contrações dos músculos envolvidos no golpe. É nesta fase que o executante terá a chance de acelerar a raquete até o ponto de contato com a bola (B). Se a preparação for curta, menor será a possibilidade de acelerar a raquete até o ponto de contato. Se a preparação for muito ampla, apesar do executante ter mais chance de acelerar a raquete, a precisão será prejudicada. Portanto, antes de golpear uma bola, é preciso dosar muito bem esta relação potência/precisão.

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Tenha dois tipos de forehand 1 Comment

A execução perfeita de um forehand (o chamado golpe de direita) tem sido controversa, pois este é um golpe que vem sofrendo mudanças ao longo dos tempos. Um dos fatores responsáveis por estas alterações foi o aumento da velocidade da bola, devido à evolução dos equipamentos e do treinamento físico específico para tenistas, entre outros fatores.

O posicionamento dos pés durante a preparação do forehand é fundamental para gerar potência, através do apoio, que aumenta o momento de inércia. Nos jogos competitivos de tênis, identificamos basicamente dois tipos de forehand, quanto ao posicionamento dos pés: “forehand square stance” e “forehand open stance”. A escolha da técnica possui significativas mudanças na tática utilizada pelo do tenista.

O “forehand square stance” consiste em uma fase de preparação onde o tenista volta-se lateralmente à rede, posicionando as pernas perpendicularmente à rede (veja FIGURA 1). É um golpe mais clássico e que exige maior tempo de preparação. Vantagens desta técnica:

  • Maior transferência do peso corporal para a bola;
  • Maior equilíbrio durante a execução do golpe;
  • Maior controle do golpe.

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