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Blog Tênis na Rede » Tennis Elbow: 10 dicas para escolher sua raquete

Tennis Elbow: 10 dicas para escolher sua raquete 9 de junho de 2009

O que é Tennis Elbow?
É uma inflamação dos tendões de alguns músculos responsáveis pela extensão do punho e dos dedos. Estes músculos se inserem em uma região do úmero (osso do braço) chamada Epicôndilo Lateral, por isso também é chamada de Epicondilite Lateral. Esta inflamação é muito freqüente em tenistas, então foi chamada pelos médicos de Tennis Elbow (cotovelo de tenista). Os músculos envolvidos na maioria dos casos de Tennis Elbow são:

  • Músculo extensor radial curto do carpo (punho)
  • Músculo extensor dos dedos

musculo
Figura 1 - Músculos responsáveis pela extensão do punho e dos dedosQuais são os Sintomas?
Além de dores localizadas no cotovelo, o tenista sente dores quando ocorrem os seguintes movimentos:

  • extensão do punho (Figura 2)
  • supinação do antebraço (Figura 3)
  • pronação do antebraço (Figura 3)
extensao
Figura 2 - Movimento de extensão do punho
antebraco
Figura 3 - Movimento de pronação e supinação do antebraço

O início da dor pode ser repentina ou gradual, podendo também propagar-se para o antebraço. O golpe mais doloroso do Tênis para quem sofre de Tennis Elbow, normalmente é o Backhand (esquerda). Em certos casos, a dor é tão intensa que o braço não pode ser usado para tarefas cotidianas simples como dirigir, pegar objetos, escovar os dentes, etc..


Ocorrência
A maior ocorrência de Tennis Elbow é encontrada em grupos de tenistas da faixa etária entre 35 e 50 anos. Sabe-se que tenistas profissionais apresentam uma menor incidência de Tennis Elbow se comparado a tenistas amadores, porém sofrem mais de Epicondilite Medial. Um estudo feito com 2.633 tenistas, mostrou que 31 % destes já sofreram de Tennis Elbow.

Fatores que podem aumentar a probabilidade de Tennis Elbow:

  • Falhas na mecânica (movimento) dos golpes, principalmente executar movimentos com rápidas desacelerações;
  • Vibrações transmitidas para o cotovelo através do conjunto raquete/corda/bola;
  • Idade;
  • Freqüência e intensidade de Jogo;
  • Deficiência de força e flexibilidade nos músculos extensores do punho e dos dedos.

Tratamento
Geralmente o tratamento do Tennis Elbow consiste em: repouso, calor, massagem, antiinflamatório, aplicação de gelo após o jogo e uso de uma faixa ao redor do cotovelo. Exercícios de reabilitação são iniciados assim que os sintomas começam a diminuir. O objetivo a partir de então é desenvolver a força, a resistência e a flexibilidade do grupo muscular extensor.

Equipamento
Quais as características de raquetes e cordas que podem ajudar a minimizar as vibrações e consequentemente a sobrecarga sobre o cotovelo de um tenista que sofre de Tennis Elbow?

1) Tamanho da Cabeça da Raquete: Mid-size ou Over-size?
De um modo geral, quanto maior a cabeça da raquete, maior o “Sweet Spot”, área onde as vibrações transmitidas para o cotovelo são mínimas e a bola é rebatida com maior potência.
Resposta: Prefira as raquetes Over-size, pois estas provavelmente terão um maior “Sweet Spot”, então a raquete lançará mais facilmente a bola, sobrecarregando menos o braço; além de transmitir menos vibrações para o cotovelo.

2) Flexibilidade da Raquete: Flexível ou Rígida?
As raquetes mais rígidas proporcionam maior potência ao golpe. Quando ocorre o contato raquete-bola, a cabeça da raquete deforma consideravelmente. O tempo que a raquete leva para deformar e voltar à posição inicial é de aproximadamente 15 ms (milisegundos). Este tempo é maior que o tempo de contato entre a bola e a raquete (entre 4 e 6 ms). Portanto, no caso de uma raquete flexível, antes que ela volte à posição inicial, a bola já não está mais em contato com as cordas, e então boa parte desta energia é perdida.
Resposta: As raquetes rígidas, normalmente de perfil largo (grossas), otimizam a transferência de energia da raquete para a bola, diminuindo a necessidade de grandes contrações musculares, principalmente dos músculos afetados pelo Tennis Elbow.

3) Comprimento da Raquete: “Normal” ou “Stretch”?
Nos últimos anos, foram lançadas no mercado raquetes até 2 polegadas mais compridas que as convencionais, as chamadas “Stretch” ou “Long-body”:

  • Convencional - 27 polegadas (68.6 cm)
  • “Stretch” - 28 polegadas (71,1 cm)
  • “Super Stretch” - 29 polegadas (73.7 cm)

Usando uma raquete mais longa, o tenista melhora ligeiramente o alcance em relação à bola, principalmente durante o saque; onde o tenista aumenta a altura de contato raquete-bola, diminuindo o risco da bola tocar na rede. Isto aumenta a potência do saque pois o tenista pode correr maiores riscos. Por outro lado, o aumento da potência também aumenta a sobrecarga sobre o cotovelo, o que não seria interessante para pessoas que sofrem de Tennis Elbow.
Além disso, raquetes mais longas diminuem um componente muito importante do Tênis: a maneabilidade da raquete (playability).
Resposta: Tenistas que sofrem de Tennis Elbow devem optar por raquetes de tamanho convencional (27 polegadas).

4) Peso da Raquete: Leve ou Pesada?
Atualmente, o peso de uma raquete varia entre 275 e 360 gramas. O peso da raquete e a velocidade da cabeça da raquete são os principais fatores que determinam a velocidade da bola.
Apesar de ser mais dispendioso para o braço gerar velocidade com uma raquete mais pesada, as vibrações transmitidas para o cotovelo são menores se comparadas a uma raquete mais leve. Quanto maior o peso da raquete, maior é sua capacidade de absorver as vibrações. Uma raquete mais pesada também promove melhor controle, já que esta diminui os movimentos entre o cabo da raquete e a mão.
Resposta: Raquetes mais pesadas, até aproximadamente 360 gramas, poderão minimizar as vibrações geradas pelo sistema raquete/corda/bola, melhorando ou evitando o Tennis Elbow.

5) Balanço da Raquete: Peso no Cabo, Peso na Cabeça ou Peso Distribuído?
O balanço da raquete depende da distribuição de peso através da raquete. O “balance point” ou centro de gravidade é o ponto onde a raquete permanece em balanço quando colocada em apoio e existem 3 tipos de raquetes quanto à distribuição de peso:

  • Peso concentrado no cabo (comercialmente conhecida como “Pro-Staff”)
  • Peso concentrado na cabeça (comercialmente conhecida como “Hammer”)
  • Peso distribuído (comercialmente conhecida como “Even Balance”)

Com uma raquete “Pro-staff”, o tenista tem a sensação da raquete ser mais leve, se comparada a uma “Hammer”, mesmo que as duas tenham o mesmo peso total. Isto torna uma “Pro-staff” mais fácil de ser manuseada, pois o peso concentrado mais próximo ao cabo aumenta a sensação de controle da raquete.
Resposta: Com uma raquete do tipo “Pro-staff”, o tenista tem maior facilidade de manuseá-la, sobrecarregando menos o cotovelo.

6) Tamanho do Cabo: Fino ou Grosso?
Os cabos das raquetes utilizadas por adultos, normalmente variam entre o número 2 e o número 5. Este número indica a medida da circunferência do cabo em polegadas:
N° 2 - 4 1/4 polegadas
N° 3 - 4 3/8 polegadas
N° 4 - 4 1/2 polegadas
N° 5 - 4 5/8 polegadas

Os cabos muito finos ou muito grossos podem causar problemas no cotovelo. Em ambos os casos, o tenista precisa apertar muito o cabo para evitar que este escorregue de sua mão no momento do contato raquete-bola. Quando a raquete é segurada fortemente no momento do impacto, porém não em excesso, a magnitude de vibração da raquete é diminuída, portanto transmite menor vibração ao braço.
Estudos através do potencial de ação muscular (Eletromiografia), mostraram que os músculos extensores do punho e dos dedos sofrem menos as vibrações quando o tenista utiliza um número de cabo o mais grosso possível, desde que seja confortável.
Resposta: Para reduzir as chances da raquete girar em sua mão e causar ou agravar o Tennis Elbow, além de utilizar um cabo o mais grosso possível, ainda é recomendado o uso de algum revestimento que aumente o atrito entre a mão e o cabo, um “Over-grip” , por exemplo, conhecido no mercado por “Tourna-grip”.

7) Material de Revestimento do Cabo: Couro ou Sintético?
Algumas raquetes ainda possuem o revestimento do cabo em couro. Atualmente a maioria dos materiais utilizados em revestimento de cabos são sintéticos, sendo a borracha o mais comum entre eles. Alguns desses materiais são bastante porosos e podem absorver bem a umidade originada pelo suor da mão. Existe um revestimento acolchoado, conhecido no mercado com o nome de “Cushion Grip”, que pode reduzir boa parte das vibrações da raquete.
Resposta: Prefira revestimentos de cabo acolchoados. Ainda assim é recomendado utilizar um “Over-grip”, em cima do “Cushion Grip”.

8) Material da Corda: Sintética ou Tripa Natural?
No passado, todas as raquetes eram encordoadas com cordas produzidas a partir do intestino de animais como carneiro e boi, as chamadas cordas de tripa, conhecidas atualmente no mercado como “Natural Gut”. São cordas de custo muito alto, devido ao seu complexo processo de fabricação e possuem pouca durabilidade, sendo muito sensíveis à umidade. Porém suas vantagens são enormes: maior controle da bola, maior sensibilidade do golpe e ligeiro aumento na potência imprimida na bola se comparada às cordas sintéticas. Além disso, possuem boa elasticidade e absorvem melhor as vibrações geradas pelos golpes. Por esses motivos, a maioria dos profissionais de alto nível utilizam este tipo de corda.
Resposta: As cordas de tripa natural são recomendadas para tenistas que sofrem de Tennis Elbow, devido principalmente à sua característica de maior elasticidade.

9) Diâmetro das Cordas: Fina ou Grossa?
O diâmetro de uma corda, também conhecido como “Bitola”, é medido em “Gauges”. Quanto maior o número, mais fina é a corda. Estes números, normalmente variam entre 15 e 18.
A vantagem das cordas mais grossas é a durabilidade. Cordas mais finas, no entanto, são mais elásticas e portanto possuem uma maior capacidade de absorver as vibrações.
Resposta: Utilize cordas mais finas, que apesar da menor durabilidade, seu cotovelo sofrerá menos com as vibrações.

10) Tensão da Corda: Alta ou Baixa?
Altas tensões nas cordas fazem com que as cordas deformem menos se comparadas às cordas sob baixas tensões, e isso significa menor potência transferida para a bola. Reduzindo as tensões das cordas, a carga sobre o cotovelo também é reduzida, pois será necessário menos esforço para golpear a bola.
Cordas com baixas tensões, aumentam o tempo de contato raquete-bola, e assim as vibrações surgidas através do contato são distribuídas, também sobrecarregando menos o cotovelo.
Resposta: Portanto, pessoas que sofrem de Tennis Elbow devem optar por encordoar suas raquetes com a menor tensão possível, porém não menos que 40 libras, o que implicaria em perda de Energia devido ao excessivo movimento das cordas.

Observação Final
A questão do uso de anti-vibradores ainda é muito controversa. Poucos estudos foram realizados a fim de verificar os efeitos do anti-vibrador junto à diminuição das vibrações transmitidas ao cotovelo. Alguns estudos condenam sua eficiência a partir do fato de ser impossível um anti-vibrador que pesa entre 1 e 2 gramas influenciar significamente nas vibrações de uma raquete que pesa entre 275 e 360 gramas. Por outro lado, é muito provável que o uso deste equipamento não seja prejudicial para tenistas que sofrem de Tennis Elbow, portanto seu uso é recomendado, podendo auxiliar em outros aspectos, como na diminuição do barulho produzido pelo contato raquete-bola, por exemplo.

Bibliografia:

BRODY, H. Tennis science for tennis players. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 1.989.
GROPPEL, J.L.; SHIN I.; THOMAS J.A; WELK, G.J. The effects of string type and tension on impact in midsized and oversized tennis racquets. The international Journal of Sports Biomechanics, 3, 40-46, 1987.
HATZE H. Forces and duration of impact and grip tighness during the tennis stroke. Medicine and Science in Sports, 5, 88-95, 1976
PLUIM B.M. Rackets, strings and balls in relation to tennis elbow. In: HAAKE S.J., COE A. (eds.) Tennis Science & Technology. Oxford, London, Edinburgh, Malden, Victoria, Paris, Blackwell Science Ltd., pp. 389-393, 2.000.

 

12 Comments
joão carlos coelho junho 26th, 2009

ótimo artigo,parabéns pelas corretas informações.jogo tenis 15 anos e sofro desse problema,e me ajudou muito suas dicas para á raquete “ideal”.abraços joão carlos coelho

elias pereira gawendo setembro 9th, 2009

Prezado autor este artigo é importante pois na compra de uma raquete é vital ter conhecimento para não ser enganado.

No início compro só raquete usada, comprei duas raquetes seminovas da marca adans para iniciante, com raiva já passei elas par frente.

Atenciosamente,

Elias Pereira Gawendo

Deus é fiel

Ivan Torres outubro 27th, 2009

Excelente artigo, comprei uma raquete Wilson k-factor six-one 95 de 330g e me falaram que era muito pesada e poderia me lesionar, mas vejo pelos artigos que li e este, que a raquete está em um peso relativamente bom para absorção da vibração ao contrário do que me disseram em quadra. Obrigado por fazer eu não me arrepender da minha aquisição.
Ivan Torres.

NYX dezembro 10th, 2009

Eu acho que o mais adequado é achar um bom professor que se preocupe e tenha conhecimentos básicos de ortopedia.
Já vi um professor emprestar raquete com cabo grosso para uma menina.

Evandro mata janeiro 28th, 2010

Pessoal, joguei 03 anos com a raquete da babolat 300 gr, me lesionei e só curei depois de muita musculação e aí sim voltei a jogar com ma raquete da wilson com peso de 332 gr, excelente, a dor nunca mais voltou!

Raphae Marques outubro 13th, 2010

Pessoal, tudo isso que foi comentado é muito válido. Mas a causa principal do tennis elbow não foi comentada: técnica incorreta! Esta dor aparece principalmente em nós amadores pois não temos a técnica perfeita, por isso mesmo que acontece menos em profissionais. Não adianta atacarmos somente a consequência, temos de acabar com a causa!!!

JAYME MATTOS dezembro 3rd, 2010

Jogo a 15 anos e nunca consegui explicações tao completas e concisas. Excelente artigo. O maximo que já havia conseguido com professores, lojistas e colegas foram informações parciais e muitas das vezes não fundamentadas. Esse artigo permite que vc decida concientemente e vá testando sistematicamente as diversas combinações até achar o seu ponto. O unico problema que vejo quanto a raquete mais pesada é que o braço fica cansado mais rapidamente se nao estiver preparado. É necessário fortalecer com exercicios de musculação pra aguentar mais tempo de jogo. Devido a orientações erradas jogo com uma raquete que propicia o TE. MInha raquete é over size, stretch, hamer, 265gramas, cordas duras. Parabens pelo artigo. Muito util.

Marcos abril 2nd, 2011

Olá! Concordo com tudo que você disse, professor Ludgero. Mas me parece que a parte da flexibilidade vai contra tudo o que as fabricantes de raquetes prometem. Raquetes rígidas gerariam mais potência, porém com menos conforto. Raquetes flexíveis, mais conforto com menos potência. A sua explicação científica parece acertada, mas eu pergunto: por que fabricar uma raquete flexível então, se elas não tem qualquer utilidade (não geram conforto e nem potência)?

Rúbio junho 4th, 2011

boa tarde,

atualmente utilizo o modelo head extreme mp youtek, recentemente voltei a ter dores no cotovelo, diagnosticado como tennis elbow, qual raquete vc recomendaria da marca head ou outro fabricante.

Grato,

Rúbio

Guilherme agosto 11th, 2011

comprei uma raquete chama aeropro drive , falam que ela é muito boa 300g . Estou jogando com ela por enquanto nao sentindo dores , tenho 12 anos , vc acha que me prejudicará no futuro ?

obrigado ,

Naty de Souza outubro 16th, 2011

Olá .Muito obrigado pelas informações,me ajudou muito no meu trabalho de escola!!!

Agradeço!!

Juliano julho 9th, 2012

Muito bom esse artigo.

Vai ajudar bastante para fazer a escolha certa da raquete.

Obrigado!

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